Pular para o conteúdo principal

Cordados

Cordados

Disponível em: https://www.estudopratico.com.br/cordados-caracteristicas-e-subfilos/

Pertencentes ao filo Cordados, são aqueles animais que possuem:


  • Notocorda (estrutura dorsal flexível)
  • Fendas branquiais, que promovem as trocas gasosas
  • Cauda, extensão posterior a coluna vertebral/que vai além do ânus

Ao menos no período embrionário.


Evolução dos cordados:
Imagem por Al Joana.



Cobertura da pele

Os peixes possuem escamas dérmicas, que são um tipo de escama que está bem fixa ao corpo e que acompanha o crescimento do corpo.
Os anfíbios não possuem cobertura de pele já que possuem respiração cutânea, que ocorre através da pele do animal.
Os répteis possuem escamas epidérmicas (presente em cobras e lagartos), placas córneas (encontradas principalmente em jacarés e crocodilos) e carapaça (como nas tartarugas).
As aves possuem penas, que são quimicamente igual as escamas dos répteis.
Os mamíferos possuem pelos, eles servem como um isolante térmico que permite que a temperatura corporal se mantenha constante.

Sistema digestório

O sistema digestório dos cordados é completo.
-boca dos cordados:
Se encontram mandíbulas e dentes, existem dois tipos de dentes, os homodontes e os heterodontes (exclusivo dos mamíferos)
Heterodontes: são 3 tipos de dentes, os incisivos, para cortar, os caninos, para rasgar, e os molares, que trituram. Esses tipos de dentes servem para a mastigação.
Aves possuem um bico córneo, que facilita na redução de peso.

-estômago:
As aves possuem o papo, para digestão química, e moela para triturar, além da cloaca.
Os répteis e os anfíbios também possuem a cloaca.
Já o estômago dos ruminantes é formado por 4 intestinos, o abomasso, omasso, barrete e retículo.
O estomago dos mamíferos carnívoros é simples.

Sistema circulatório


Existem 2 tipos de sangue, o arterial (que é rico em O2) e o venoso (pobre em O2)Além disso existem 2 tipos de vasos sanguíneos, as artérias que saem do coração e as veias que vão por coração.
O sistema circulatório dos peixes é simples e bicavitário. Já o dos anfíbios é dupla, incompleta e com o coração tricavitário. O dos répteis é incompleta, dupla e tetracavitário, possui sepro. O das aves e dos mamíferos é duplo, completo e tetracavitário.

https://goo.gl/images/thS3Xx


Sistema respiratório

Sistema respiratório da ave.
Disponível em https://pt.slideshare.net/Valterbiologo/aves-15230610
Os peixes possuem o arco branquial (guelras), onde o oxigênio da água entra em contato e vai para o sangue do animal. Os condrictes possuem apenas essas fendas, mas os osteíctes têm o auxílio do opérculo, que cobre as fendas como uma tampa, e a bexiga natatória, que guarda ar e ajuda os peixes com o equilíbrio. 

Os anfíbios, na fase larval, respiram por brânquias. Já na fase adulta, contam com os pulmões e a respiração cutânea.

Os répteis têm respiração pulmonar, com os pulmões saculiformes, que possuem mais superfície, logo mais absorção de oxigênio.


As aves também possuem respiração pulmonar, e possuem sacos aéreos, que diminuem a sua densidade e trazem mais eficiência respiratória.
Os mamíferos captam o oxigênio pelos alvéolos nos pulmões, que fazem a troca gasosa entre o sangue e o ar que chega aos pulmões, É a mais eficiente de todas.


Sistema Excretor

Os cordados podem ser classificados em:
Amonicotélicos (que lançam amônia) : peixes
Ureotélicos (que lançam ureia) : anfíbios e mamíferos
Uriotélicos (que lançam ácido úrico) : répteis e aves

Pelo rim, são classificados em:
Peixes e anfíbios: Pronéfricos
Répteis e aves (que possuem cloaca) : Mesonéfricos
Mamíferos (que possuem bexiga): Metanéfricos

Sistema Nervoso

Todos os cordados possuem:
  • Um cordão nervoso central;
  • Encéfalo: que cuida da análise censorial, controla o corpo;
  • Ráquis/Medula raquidiana: propaga as "mensagens" do encéfalo;
  • crânio e medula espinhal: proteção.
Reprodução

     Os cordados são dioicos, ou seja, tem os sexos separados para cada indivíduo. O gameta masculino é móvel, enquanto o feminino não.
     A fecundação pode ser externa, que é mais comum entre peixes e anfíbios (meio aquático), ou interna, comum em répteis, aves e mamíferos.
     O desenvolvimento pode ser indireto (ovo-larva-metamorfose-adulto) ou direto (ovo-jovem-adulto).
     
Sapo fêmea e seus ovos.
Disponível em http://animais.culturamix.com/curiosidades/exemplos-de-animais-oviparos
Os cordados podem ser também separados em:
     
     Ovíparos: que põem ovos. Os ovos com casca são adaptados para ambiente terrestre, enquanto os sem casca são para o aquático.
     Ovovivíparos: que o ovo se desenvolve dentro da fêmea.
     Vivíparos: não desenvolvem um ovo. Os embriões são alimentados pela mãe.




Fontes:

Fernando Gewandsznajder; Ciências 7º ano

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anelídeos

https://escolakids.uol.com.br/anelideos.htm Anelídeos De corpo mole, cilíndrico, comprido e segmentado em anéis, em outras palavras, metamerizado, esses vermes são possuidores de celoma (cavidade corporal). Sistemas: Respiratório : ausente; sua respiração é cutânea. Digestório: completo; boca - faringe - esôfago - papo - moela - intestino - ânus . Excretor : realizado pelos nefrídios, estruturas que percorrem até o exterior pelo poro nomeado como nefidióporo. Cada anel possui um par desse conjunto. Circulatório : fechado. Sempre percorrendo vasos sanguíneos; dois especificamente - o dorsal e o ventral. Em seu sangue não há hemáceas, porém há hemoglobina. Nervoso : do tipo ganglionar. Existem dois gânglios cerebrais, que dão origem a dois cordões nervosos. Reprodução : os anelídeos são hermafroditas, mas sua reprodução proposital ocorre a troca de espermatozoides entre duas minhocas. Os ovários, que ficam em casulos de muco, são fecundados por esses esperm...

Moluscos

Moluscos "Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca, o qual recebe esse nome por incluir como representantes animais de corpo mole". Mas apesar do corpo macio, que atrai a atenção de predadores, os moluscos possuem defesas, uma delas é a concha de calcário que está presente na maioria desses animais. Na figura abaixo, que esquematiza um corpo de caracol, é possível identificar as estruturas corporais básicas de um Molusco: a cabeça, a massa visceral e o pé. Cabeça : na cabeça, também está a boca. Muitos moluscos possuem uma língua com dentes de quitina, chamada rádula. Ela é utilizada para raspar alimentos presos em rochas.  Massa visceral : a massa visceral é a parte do corpo que contém os órgãos internos. O sistema digestório é completo (boca e ânus) e apresentam diversidade de órgãos, dependendo da classificação ou tipo de alimentação. O sistema respiratório já é presente. A maioria apresenta um pulmão simples, mas outros...

Poríferos

Poríferos   Os poríferos são animais muito simples, conhecidos também como esponjas . Seu nome refere-se ao grande número de pequenas aberturas espalhadas pelo corpo do animal, denominadas poros . Eles são sésseis , ou seja, não se movimentam, e não tem meio de locomoção voluntário. Também é comum que formem colônias . Esses seres não possuem células nervosas nem tecidos, logo, não possuem órgãos nem sistemas. São apenas aquáticos, mais comuns em água salgada, mas também há os de água doce.  As esponjas são animais filtradores , que absorvem a água pelos poros de seu corpo. Desse modo, a água contendo microrganismos e restos de organismos mortos adentra e circula pela cavidade presente no animal, o átrio, e saindo pelo ósculo. Corpo da esponja Dentro da esponja, há células flageladas chamadas coanócitos, que movimentam a corrente de água e capturam o alimento e o distribuem. As esponjas se alimentam de pequenas partículas de matéria orgânica presentes na ...