Pular para o conteúdo principal

Moluscos


Moluscos








"Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca, o qual recebe esse nome por incluir como representantes animais de corpo mole". Mas apesar do corpo macio, que atrai a atenção de predadores, os moluscos possuem defesas, uma delas é a concha de calcário que está presente na maioria desses animais.


Na figura abaixo, que esquematiza um corpo de caracol, é possível identificar as estruturas corporais básicas de um Molusco: a cabeça, a massa visceral e o pé.




Cabeça: na cabeça, também está a boca. Muitos moluscos possuem uma língua com dentes de quitina, chamada rádula. Ela é utilizada para raspar alimentos presos em rochas. 
Massa visceral: a massa visceral é a parte do corpo que contém os órgãos internos. O sistema digestório é completo (boca e ânus) e apresentam diversidade de órgãos, dependendo da classificação ou tipo de alimentação. O sistema respiratório já é presente. A maioria apresenta um pulmão simples, mas outros possuem brânquias.
: o pé, ou estrutura muscular tem funções que variam conforme o tipo de vida do animal. Nos caracóis a massa visceral fica sobre o pé.

No corpo dos moluscos que desenvolvem conchas, ainda existe o manto, que é responsável por desenvolver a concha, que se localiza na região dorsal
"A reprodução dos moluscos é exclusivamente sexuada. Existem algumas espécies hermafroditas, no entanto, a maioria é dioica (sexos separados). Geralmente a fecundação é interna, mas pode também ser externa. Um exemplo é o caramujo-de-jardim, que é monoico (indivíduo com os dois tipos de órgãos sexuais). Na cópula, dois indivíduos de sexos distintos se aproximam e encostam seus poros genitais, fecundando-se reciprocamente."

Os moluscos são divididos em 3 grupos, os Gastrópodes, os Pelecípodes ou Bivalves e os Cefalópodes.

"Gastrópodes:  A concha única, em espiral, é característica típica do grupo dos gastrópodes. Por essa razão, são chamados univalves (uni significa "única", e valve, "peça"). Entre os gastrópodes, estão o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de não apresentar conchas ou apresentá-la muito reduzida, também está incluída nesse grupo. "
"Os gastrópodes são animais aquáticos ou terrestres de ambiente úmido. Os aquáticos respiram por meios de brânquias, enquanto os terrestres apresentam pulmões."
"A cabeça da lesma (como no exemplo), do caracol e do caramujo possui dois pares de tentáculos, semelhantes na aparência a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentáculos mais longos’’


"Pelecípodes ou Bivalves: Os bivalves apresentam concha com duas peças fechadas por fortes músculos (bisignifica "duas", e valve, "peça"). São seres aquáticos e, em geral, vivem no ambiente marinho.’’ A figura mostra um mexilhão com as duas conchas abertas.
"Eles são animais filtradores, isto é, retiram o alimento da água. Não possuem cabeça, nem rádula (são os únicos moluscos desprovidos dessa espécie de língua). Sua massa visceral fica totalmente protegida pela concha. O pé se expande para fora quando as conchas se abrem.’’ 
‘" respiração desses animais é branquial; as conchas permitem que uma corrente de água circule entre as brânquias, que absorvem e filtram o oxigênio dissolvido na água. Em relação à reprodução em geral os sexos são separados, e a união dos gametas, ou seja, a fecundação, é externa’’


Polvo do coco (Amphioctopus marginatus). Foto: Andrea Izzotti / Shutterstock.com
"Cefalópodes: Cefalópode é uma palavra de origem grega; vem de Kephale, que significa "cabeça", e de pode, "pé". Designa um grupo de moluscos do qual fazem parte o polvo e a lula. A concha pode não existir (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no náutilo)’’. 
‘’Os cefalópodes apresentam cabeça grande, olhos bem desenvolvidos e rádula dentro da boca. Possuem oito, dez ou mais tentáculos, que são "braços" alongados. "
"Esses animais têm a circulação fechada - isto é, o sangue só circula no interior dos vasos, diferente dos outros moluscos. 
A respiração é branquial. Eles têm um sistema nervoso bastante desenvolvido se comparado ao de outros invertebrados. Além da visão, o olfato é bem apurado.’’


Fontes:
- www.biologia.uol.com.br
- www.infoescola.com.br
- "Classificação dos moluscos" em Só Biologia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2018. Consultado em 01/08/2018 às 19:51. Disponível na Internet em https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/moluscos2.php
- GEWANDSZNAJDER, Fernando. Projeto Teláris. Editora Ática.
Fotos retiradas do Google Imagens.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anelídeos

https://escolakids.uol.com.br/anelideos.htm Anelídeos De corpo mole, cilíndrico, comprido e segmentado em anéis, em outras palavras, metamerizado, esses vermes são possuidores de celoma (cavidade corporal). Sistemas: Respiratório : ausente; sua respiração é cutânea. Digestório: completo; boca - faringe - esôfago - papo - moela - intestino - ânus . Excretor : realizado pelos nefrídios, estruturas que percorrem até o exterior pelo poro nomeado como nefidióporo. Cada anel possui um par desse conjunto. Circulatório : fechado. Sempre percorrendo vasos sanguíneos; dois especificamente - o dorsal e o ventral. Em seu sangue não há hemáceas, porém há hemoglobina. Nervoso : do tipo ganglionar. Existem dois gânglios cerebrais, que dão origem a dois cordões nervosos. Reprodução : os anelídeos são hermafroditas, mas sua reprodução proposital ocorre a troca de espermatozoides entre duas minhocas. Os ovários, que ficam em casulos de muco, são fecundados por esses esperm...

Poríferos

Poríferos   Os poríferos são animais muito simples, conhecidos também como esponjas . Seu nome refere-se ao grande número de pequenas aberturas espalhadas pelo corpo do animal, denominadas poros . Eles são sésseis , ou seja, não se movimentam, e não tem meio de locomoção voluntário. Também é comum que formem colônias . Esses seres não possuem células nervosas nem tecidos, logo, não possuem órgãos nem sistemas. São apenas aquáticos, mais comuns em água salgada, mas também há os de água doce.  As esponjas são animais filtradores , que absorvem a água pelos poros de seu corpo. Desse modo, a água contendo microrganismos e restos de organismos mortos adentra e circula pela cavidade presente no animal, o átrio, e saindo pelo ósculo. Corpo da esponja Dentro da esponja, há células flageladas chamadas coanócitos, que movimentam a corrente de água e capturam o alimento e o distribuem. As esponjas se alimentam de pequenas partículas de matéria orgânica presentes na ...