Pular para o conteúdo principal

Nematelmintes

Nematelmintes

Os nematelmintos, nematoides ou simplesmente nematelmintes, são o primeiro filo do reino animal em que o sistema digestório passa a ser completo (boca-intestino-ânus) e a cavidade corporal passa a fazer parte do corpo (celoma). Delgados, finos e parecidos com um fio, esses vermes possuem o dimorfismo sexual, onde as características físicas demonstram o macho e a fêmea.
Montagem por "Universia Enem"

Os nematelmintes são reconhecidos por seus parasitas, e agora serão citadas as doenças mais comuns causadas por eles:


Ascaridíase / Ascaríase 

Causada pela famosa lombriga, os adultos se alojam no intestino delgado humano, onde eliminam entorno de 1.400.000 ovos por semana! As larvas do verme atravessam a parede do intestino, e então na circulação, coração e daí pulmão. Após, vão aos brônquios, traqueia, laringe; são engolidas e retornam ao tubo digestório, já desenvolvidas. Os ovos liberados nas fezes podem atingir o solo ou a água e contaminá-los.
Foto encontrada em "Saber Atualizado"

Previne-se a doença com "bons hábitos de higiene, como lavar corretamente todas as frutas e legumes, de preferência no cloro e também comer eles cozidos, para matar as bactérias, evitar andar descalço, ferver a água antes de ingerir, educação sanitária adequada, tratar as pessoas já infectadas, lavar bem as mãos e não coloca-las na boca, e também ter acesso ao saneamento básico".

Ancilostomíase / Ancilostomose

O ancilóstomo ou o necátor fixam-se na parede do intestino delgado e se alimenta do sangue, deixando a pessoa anêmica. Isso afeta o transporte de oxigênio e a circulação, podendo causar a morte. O que nos acomete é a larva, que adentra nossa pele e nos utiliza como hospedeiro.



"As principais medidas de prevenção consistem na construção de instalações sanitárias adequadas, evitando assim que os ovos dos vermes contaminem o solo; uso de calçados, impedindo a penetração das larvas pelos pés".







Oxiuriose / Enterobíase

O oxiúro vive no intestino grosso das pessoas, e as fêmeas poem nos ovos na região anal, de onde os infectados sentem forte coceira.
A transmissão ocorre por inalação ou ingestão, e os vermes causam lesões no fim do intestino grosso.

Imagem de Brasil Escola




"A principal maneira de se prevenir contra a Oxiurose é adquirir, ou aumentar, as práticas de higiene. Lavar sempre bem as mãos após usar o banheiro, antes das refeições ou antes de preparar os alimento é uma dica básica bastante eficaz. Lavar bem os alimentos"






Filariose / Elefantíase

A filária fica nos vasos linfáticos (importantíssimos ao sistema linfático), inflamando e obstruindo circulação, e age com mais rapidez nos membros inferiores e nas mãos. As larvas vão ao sangue, e o mosquito do gênero Culex suga o sangue e as larvas. Assim, repassa a doença a outras pessoas.

A melhor prevenção é o combate ao mosquito, seja controlando a sua população ou afastando-o.

Foto do Google
FONTES:

GEWANDSZNAJDER, Fernando. "Projeto Teláris - Ciências - 7º ano"
www.saudicas.com.br
www.sobiologia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anelídeos

https://escolakids.uol.com.br/anelideos.htm Anelídeos De corpo mole, cilíndrico, comprido e segmentado em anéis, em outras palavras, metamerizado, esses vermes são possuidores de celoma (cavidade corporal). Sistemas: Respiratório : ausente; sua respiração é cutânea. Digestório: completo; boca - faringe - esôfago - papo - moela - intestino - ânus . Excretor : realizado pelos nefrídios, estruturas que percorrem até o exterior pelo poro nomeado como nefidióporo. Cada anel possui um par desse conjunto. Circulatório : fechado. Sempre percorrendo vasos sanguíneos; dois especificamente - o dorsal e o ventral. Em seu sangue não há hemáceas, porém há hemoglobina. Nervoso : do tipo ganglionar. Existem dois gânglios cerebrais, que dão origem a dois cordões nervosos. Reprodução : os anelídeos são hermafroditas, mas sua reprodução proposital ocorre a troca de espermatozoides entre duas minhocas. Os ovários, que ficam em casulos de muco, são fecundados por esses esperm...

Moluscos

Moluscos "Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca, o qual recebe esse nome por incluir como representantes animais de corpo mole". Mas apesar do corpo macio, que atrai a atenção de predadores, os moluscos possuem defesas, uma delas é a concha de calcário que está presente na maioria desses animais. Na figura abaixo, que esquematiza um corpo de caracol, é possível identificar as estruturas corporais básicas de um Molusco: a cabeça, a massa visceral e o pé. Cabeça : na cabeça, também está a boca. Muitos moluscos possuem uma língua com dentes de quitina, chamada rádula. Ela é utilizada para raspar alimentos presos em rochas.  Massa visceral : a massa visceral é a parte do corpo que contém os órgãos internos. O sistema digestório é completo (boca e ânus) e apresentam diversidade de órgãos, dependendo da classificação ou tipo de alimentação. O sistema respiratório já é presente. A maioria apresenta um pulmão simples, mas outros...

Poríferos

Poríferos   Os poríferos são animais muito simples, conhecidos também como esponjas . Seu nome refere-se ao grande número de pequenas aberturas espalhadas pelo corpo do animal, denominadas poros . Eles são sésseis , ou seja, não se movimentam, e não tem meio de locomoção voluntário. Também é comum que formem colônias . Esses seres não possuem células nervosas nem tecidos, logo, não possuem órgãos nem sistemas. São apenas aquáticos, mais comuns em água salgada, mas também há os de água doce.  As esponjas são animais filtradores , que absorvem a água pelos poros de seu corpo. Desse modo, a água contendo microrganismos e restos de organismos mortos adentra e circula pela cavidade presente no animal, o átrio, e saindo pelo ósculo. Corpo da esponja Dentro da esponja, há células flageladas chamadas coanócitos, que movimentam a corrente de água e capturam o alimento e o distribuem. As esponjas se alimentam de pequenas partículas de matéria orgânica presentes na ...