Pular para o conteúdo principal

Platelmintes

Platelmintes

Os Platelmintes não possuem sistema digestório completo (não possuem ânus) e não têm celoma - cavidade geral do corpo, onde se encontram as vísceras. Eles são acelomados, e por consequência acabam por ter sua principal característica...
Os vermes achatados (por não possuírem órgãos internos) também apresentam como qualidade a respiração cutânea e o sistema circulatório ausente. Conclui-se que são seres sem sistema respiratório nem circulatório.
Seu sistema excretor é coordenado pelas células-flama, que recebem esse nome pelos vários flagelos que aparentam o formato .




Imagem do Google
Imagem do Google


Um dos poucos platelmintes de vida livre é a planária, que é hermafrodita, assim como os outros pertencentes desse filo, que também podem ser nomeados de monoicos.



Doenças mais conhecidas causadas por platelmintes:


Teníase e cisticercose


Estes platelmintes parasitam no intestino delgado dos seres humanos. Solitárias, ou tênias, são as causadoras da teníase.

A Taenia saginata parasita bois também, e a Taenia solium porcos e pessoas.
Dos ovos das solitárias surgem larvas que alcançam os músculos dos animais e tornam-se em cisticercos, bolsas com líquido e o provável escólex (cabeça) da tênia.
Ao comer carne mal cozida, se houverem esses cisticercos, a larva chega no intestino onde se desenvolvem.
Escólex das diferentes tênias do site Saúde Descomplicada

No caso de se ingerir os ovos, não as larvas, ocorre a cisticercose, e quando as larvas se desenvolvem, se instalam em músculos ou em outros órgãos.


"Para prevenir a teníase e a cisticercose, deve-se adotar alguns cuidados como:


Não ingerir carne crua ou mal cozida;

Beber água mineral, filtrada ou fervida;
Lavar as mãos, principalmente após o banheiro e antes das refeições;

Lavar os alimentos com água filtrada."

Esquistossomose

O esquistossomo atinge as veias do fígado e do intestino delgado. 
Quando os ovos saem nas fezes e param na água, os miracídios (larvas) procuram certos caramujos para penetrarem em seu corpo e se transformarem nas cercárias (outro tipo de larvas). Ao sair do caramujo, podem entrar em contato com a pele humana, onde pela circulação chegam ao fígado, tornam-se adultas e o ciclo recomeça. 
Esquistossomo presente no site Infomedica Wiki.

"A prevenção pode ser feita através de medidas básicas de higiene como:


Evitar o contato com a água das chuvas e enchentes;

Não andar descalço na rua, na terra ou em riachos de água doce;

Beber somente água potável, filtrada ou fervida."


Fontes:
GEWANDSZNAJDER, Fernando. "Projeto Teláris - Ciências - 7° ano"
Prevenção das doenças por: https://www.tuasaude.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Anelídeos

https://escolakids.uol.com.br/anelideos.htm Anelídeos De corpo mole, cilíndrico, comprido e segmentado em anéis, em outras palavras, metamerizado, esses vermes são possuidores de celoma (cavidade corporal). Sistemas: Respiratório : ausente; sua respiração é cutânea. Digestório: completo; boca - faringe - esôfago - papo - moela - intestino - ânus . Excretor : realizado pelos nefrídios, estruturas que percorrem até o exterior pelo poro nomeado como nefidióporo. Cada anel possui um par desse conjunto. Circulatório : fechado. Sempre percorrendo vasos sanguíneos; dois especificamente - o dorsal e o ventral. Em seu sangue não há hemáceas, porém há hemoglobina. Nervoso : do tipo ganglionar. Existem dois gânglios cerebrais, que dão origem a dois cordões nervosos. Reprodução : os anelídeos são hermafroditas, mas sua reprodução proposital ocorre a troca de espermatozoides entre duas minhocas. Os ovários, que ficam em casulos de muco, são fecundados por esses esperm...

Moluscos

Moluscos "Os moluscos são animais invertebrados pertencentes ao filo Mollusca, o qual recebe esse nome por incluir como representantes animais de corpo mole". Mas apesar do corpo macio, que atrai a atenção de predadores, os moluscos possuem defesas, uma delas é a concha de calcário que está presente na maioria desses animais. Na figura abaixo, que esquematiza um corpo de caracol, é possível identificar as estruturas corporais básicas de um Molusco: a cabeça, a massa visceral e o pé. Cabeça : na cabeça, também está a boca. Muitos moluscos possuem uma língua com dentes de quitina, chamada rádula. Ela é utilizada para raspar alimentos presos em rochas.  Massa visceral : a massa visceral é a parte do corpo que contém os órgãos internos. O sistema digestório é completo (boca e ânus) e apresentam diversidade de órgãos, dependendo da classificação ou tipo de alimentação. O sistema respiratório já é presente. A maioria apresenta um pulmão simples, mas outros...

Poríferos

Poríferos   Os poríferos são animais muito simples, conhecidos também como esponjas . Seu nome refere-se ao grande número de pequenas aberturas espalhadas pelo corpo do animal, denominadas poros . Eles são sésseis , ou seja, não se movimentam, e não tem meio de locomoção voluntário. Também é comum que formem colônias . Esses seres não possuem células nervosas nem tecidos, logo, não possuem órgãos nem sistemas. São apenas aquáticos, mais comuns em água salgada, mas também há os de água doce.  As esponjas são animais filtradores , que absorvem a água pelos poros de seu corpo. Desse modo, a água contendo microrganismos e restos de organismos mortos adentra e circula pela cavidade presente no animal, o átrio, e saindo pelo ósculo. Corpo da esponja Dentro da esponja, há células flageladas chamadas coanócitos, que movimentam a corrente de água e capturam o alimento e o distribuem. As esponjas se alimentam de pequenas partículas de matéria orgânica presentes na ...